Brasiléia sedia III Encontro Estadual do Conselho de Alimentação Escolar do Acre

Professor Joelson
By -
0

 Brasiléia sedia III Encontro Estadual do Conselho de Alimentação   Escolar do Acre.

Sidraque,Valquirio,Joelson,Raiza,Vlademir e Elizeu.

Brasiléia (AC), 28 de agosto de 2025 – O município de Brasiléia recebeu, nesta quinta-feira, o III Encontro Estadual do Conselho de Alimentação Escolar do Acre (CAE/AC). Realizado no Centro Cultural Sebastião Dantas, o evento foi promovido em parceria com a Cooperação dos Conselhos de Alimentação Escolar (COOPCAES) e reuniu representantes de diversos municípios, além de convidados de Rondônia e de outros estados, com o objetivo de fortalecer as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e promover a integração entre os conselhos.

A abertura oficial contou com a presença do prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado; do presidente do CAE/AC, Valquírio Firmino; da secretária de Educação, Raiza Dias; do presidente do CAE/RO, Vladimir Oliani; da coordenadora do Núcleo de Educação, Maria Célia; e da presidente do CAE de Brasiléia, Luzia Rodrigues da Silva, além de gestores escolares e representantes dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar do Acre.

Cooperação entre estados

O encontro teve participação ativa do Conselho de Alimentação Escolar de Rondônia. O secretário executivo do CAE/RO, Sidraque, apresentou a palestra “Reflexões sobre a importância da articulação entre os CAEs e os Nutricionistas RT do PNAE”, destacando a necessidade de cooperação entre os conselhos e profissionais responsáveis técnicos. Já o conselheiro e vice-presidente do CAE/RO, Joelson Queiroz, contribuiu com reflexões sobre as parcerias institucionais e o fortalecimento da governança no acompanhamento da execução do PNAE.

O presidente do CAE/RO, Vladimir Oliani, ressaltou, em sua fala, o apoio recebido da Secretaria de Educação de Rondônia para o bom desempenho das atividades, enquanto o conselheiro Elizeu compartilhou as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros no cumprimento de suas funções, especialmente em deslocamentos para visitas técnicas.

Temas debatidos

Ao longo da programação, especialistas e gestores discutiram temas centrais para a melhoria da alimentação escolar, como:

Boas práticas e desafios no acompanhamento da execução do PNAE, com Manoel Magalhães Teixeira, presidente do CAE de Rio Branco;

Segurança alimentar e normas da Anvisa, apresentadas pelo auditor fiscal sanitário Luiz Carlos;

Integração estadual e municipal, abordada por Marcelo Colonato, coordenador-geral do Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar (participação on-line).

Além disso, foram promovidos debates sobre a valorização da agricultura familiar, a correta aplicação dos recursos destinados à merenda escolar e a articulação entre conselhos, órgãos de controle e entidades da sociedade civil.

Compromisso com a qualidade

O encontro também foi marcado por relatos de experiências, apresentações culturais e pela celebração de acordos de cooperação técnica, que reforçam o compromisso conjunto de ampliar a qualidade da alimentação escolar e assegurar uma gestão eficiente dos recursos públicos.

Com apoio das prefeituras de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri, o evento reafirma a importância da união de esforços entre conselhos, gestores e comunidades locais para que o PNAE cumpra sua missão de garantir uma alimentação saudável, segura e de qualidade para os estudantes da rede pública.

A programação encerrou na sexta-feira (29), com mesas-redondas e palestras sobre o papel do Ministério Público e das parcerias institucionais na promoção da agricultura familiar dentro do PNAE, encerrando dois dias de intensos debates e construção coletiva.


Porto Velho,31 de agosto de 2025

Por JOELSON CHAVES DE QUEIROZ # Acadêmico de jornalismo.




 JOELSON CHAVES DE QUEIROZ # Acadêmico de jornalismo.




Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!